domingo, 31 de outubro de 2010



Bullying. O que é?

A escola deveria ser lugar de aprendizagem e ensino, companheirismo e união. Mas parece que o Bulling, está se destacando mais.
O bullying é um dos maiores problemas enfrentados por alunos nas escolas. Ele caracteriza os atos de violência e agressão praticados por certos estudantes repetitivamente contra outros colegas de turma, com o objetivo de maltratar e humilhar, sem um objetivo aparente. O tema tem preocupado os pais e as instituições de ensino, que têm discutido formas de acabar com esse comportamento. Bullying é toda violência que ocorre na escola. Geralmente o agressor escolhe quem não pode se defender: física ou emocionalmente.
As vítimas tendem a esconder o problema porque se sentem ameaçadas. Essas são coisas constantes que vemos, e muitos consideram coisa de criança, mas não pensam, na outra criança que está sendo ofendida, pois, as agressões vão desde verbal e principalmente físicas.
Nas escolas, as vitimas de bullying ficam isoladas, retraídas e tristes. E em alguns casos, podem apresentar hematomas, arranhões e roupas rasgadas. Ao professor, cabe alertar os pais da criança e do adolescente.
Em casa, os pais devem estar atentos para os sinais: mal estar, enjôos e náuseas, baixo desempenho, medo de ir à escola e depressão.
O bullying está também entre os adolescentes, que usam a internet e o celular para fazer as ameaças.
É muito mais difícil os para pais reconhecerem que seus filhos têm essa tendência violenta de maltratar outro colega
O bullying tem consequências que vão além do ambiente escolar. Repreendendo isso é uma forma de prevenir também a criminalidade do futuro.
No inicio das aulas a Elisa sofreu algumas agressões por parte de alguns alunos. Então expliquei a ela que deveria mudar seu comportamento, perante esses alunos. Como já citado, o agressor escolhe aquele que não pode se defender fisicamente ou emocionalmente. Além de conversar com a professora e dizer o que está acontecendo, é importante orientar a criança. Ela passou mostrar ser mais firme e logo a deixaram em paz.
Os pais precisam estar atentos pra saúde mental e física de seus filhos, ficarem sempre saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!