terça-feira, 26 de outubro de 2010

  1. Mesada. Quando?


Mesada é uma maneira de educar os filhos para lidar com dinheiro.Meu esposo, e eu não damos uma mesada propriamente dita à Elisa, algo programado. Damos à ela pequenos valores que ela usa conforme queira. Ela pede quando quer comprar algo, ou só pra deixar na bolsinha dela. Às vezes ela põe no cofrinho, mas é raro. Pesquisei sobre o assunto e achei interessante que alguns pais fazem da mesada um instrumento de educação e estabelecem regras e valores. Fazem assim:
 Como regra, dos 3 aos 11 anos de idade, a criança está preparada apenas para receber por semana. Para essa faixa etária, o dinheiro deve ser distribuído em pequenos intervalos. A partir dos 12 anos, já é possível instituir a mesada.Para crianças entre 3 e 5 anos, a função de dar por semana é habituá-las a esperar para receber e gastar o dinheiro. Fixando um dia certo para o pagamento e cuidando de manter sempre a mesma quantia, os pais darão à criança instrumentos para lidar com sentimentos difíceis como ansiedade e impulsividade. Para essa faixa etária, uma cédula de 1 real ou moedas de valor equivalente por semana será suficiente.Dos 6 aos 11 anos, sugere-se um cálculo bastante simples: 1 real por ano de idade, por semana. Para ensinar a gastar e a poupar, é importante estimular a criança a encontrar objetivos plausíveis, de curto prazo, para parte do dinheiro que está recebendo.A partir dos 12 anos, o pré-adolescente possui maturidade suficiente para receber mesada. Para essa faixa etária, o cálculo indicado acima sofre ajustes. Dos 12 aos 14 anos, basta multiplicar a idade por 8 reais. Dos 15 aos 18, multiplica-se a idade por 12 reais.
 A mesada é um instrumento valioso para a educação financeira, mas não é fundamental. Se o orçamento familiar não comportar gastos dessa natureza, os pais não devem se preocupar. Existem dezenas de outras maneiras de educar as crianças para lidar com dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!