quarta-feira, 27 de outubro de 2010



Depressão infantil


Não faz muito tempo que os médicos achavam que depressão infantil era uma coisa que não existia. Mas, o tempo e a experiência provaram o contrário. Entre as causas disso estão à rejeição e os maus-tratos por parte dos pais. Há casos em que o pai ou a mãe submetem a criança a uma barragem constante de críticas e humilhações. Em outros casos, existe simplesmente um vazio na relação pais-filhos: o amor dos pais pela criança jamais é expresso. O resultado é especialmente trágico para os filhos, pois, para uma criança o amor é, na verdade, como a luz do sol e a água para uma planta. Essencial.
Por meio do amor dos pais, se for expresso clara e francamente, as crianças aprendem uma verdade importante: elas merecem ser amadas; elas têm valor.
“Sua lesma idiota!” Certa mulher, lembra-se muito bem dessas palavras, que lhe eram dirigidas com freqüência, quando ainda era bem pequena. Por quem? Colegas de escola? Irmãos? Não. Pelos pais. Essas ofensas ferem profundamente.
Certo homem, lembra-se de que, na infância, sentia medo e tensão sempre que seu pai chegava a casa. “Até hoje ouço o ruído dos pneus na entrada da garagem”, lembra-se, e isso me dá um calafrio. Minha irmãzinha se escondia. Meu pai era perfeccionista, e sempre nos xingava por não realizarmos suficientemente bem os nossos serviços.
A sua irmã acrescenta: Não me lembro de meus pais alguma vez nos terem abraçado, beijado, ou dito algo como ‘eu amo você, ou ‘orgulho-me de você. E, para uma criança, jamais ouvir ‘eu amo você’ significa o mesmo que ouvir ‘eu odeio você’ — todos os dias da vida.
Há quem diga que o sofrimento dessas pessoas na infância foi pequeno. Realmente, não é raro crianças serem vítimas de palavras duras e ferinas, ou de tratamento grosseiro.
O dano não é visível, no entanto, se os pais maltratarem desse jeito os seus filhos, dia após dia, os efeitos poderão ser devastadores — e durar a vida inteira.
O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações de depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância.
Alguns sintomas da depressão infantil são: dificuldades na escola, tristeza, ansiedade, pessimismo, mudanças no hábito alimentar e no sono, ou, por outro, problemas físicos, fraqueza, tonturas e mal estar, além de falta de confiança em si mesmo, sentimento de inferioridade e inutilidade.
Na criança, a depressão também causa irritabilidade, agressividade, hiperatividade e rebeldia.
A criança bem pequena devido à falta de habilidade para a comunicação, manifesta-se a depressão com hiperatividade.
Há muitas causas para depressão infantil. Além de constantes críticas, a separação dos pais, pobreza e doença, também são causas para depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!