segunda-feira, 25 de outubro de 2010




Ame com disciplina




Disciplinar é o treinamento que corrige a mente e o coração. Nossos filhos precisam disso. Mas como se deve aplicar a disciplina?Há pais que acham que disciplinar o filho se resume em falar-lhes em tons ameaçadores, repreende-los ou mesmo insulta-los. Acredito que raciocinar sobre o erro com eles, é de grande ajuda, embora, dependendo do acontecido, ás vezes pode ser preciso algum tipo de punição, como ficar de castigo, tirar o brinquedo preferido, não deixar ir ao computador, não assistir televisão, ou não jogar game.
Diferentes filhos requerem diferentes tipos de disciplina. Alguns não se deixam levar apenas por meras palavras. Mas a criança precisa entender o porquê está sendo punida. Afinal a disciplina tem limites, jamais deve humilhar a criança ou faze-la sentir-se rejeitada. Pelo contrário, os pais precisam fazer entender que é para o bem delas, para que saibam o que é certo ou errado.
Não apoio nenhum tipo de agressão contra a criança, como, palmadas, chineladas, em fim, não acredito que resolva. O certo é fazer a criança entender que errou e induzi-la a fazer o que é certo.
Repreender a criança na hora certa, com palavras certas e firmes, é melhor que umas boas palmadas.
Amar é disciplinar, e principalmente proteger. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!