segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Proteja a criança contra o mal
Muitos adultos têm recordações felizes de sua infância. É tão bom!
Eu tenho recordações dos paparicos, dos brinquedos, da atenção dos meus pais, do cheiro gostoso das árvores carregadas de jasmim, que eu sentia quando ia pra escola com 5 ou 6 anos.
Eu sou a caçula, então a atenção era toda pra mim, e meu pai me mimava muito. Lembro do meu pai me observando brincar na sala com brinquedos que ele sempre trazia pra mim. Ele ria e eu gostava da presença dele, pois nem sempre podia, porque trabalhava a noite e tirava o dia pra dormir. Lembrar da minha mãe é uma delicia. Eu todos os dias dormia no colo dela, e como meu pai trabalhava a noite, então eu dormia com ela, dormi até meus 15 anos. Sempre muito carinhosa e amiga, até hoje.
Os pais querem que seus filhos tenham e sintam essa sensação de segurança, mas no mundo degenerado de hoje, ficou mais difícil zelar pela segurança de nossos filhos.
Uma terrível ameaça cresce ano após ano, em disparada: é o abuso sexual de crianças.
No Brasil o índice é alarmante.Tragicamente a maioria dessas crianças é molestada na sua própria casa, por pessoas que elas conhecem e em quem confiam. O pai, o irmão, o tio, o primo, na maioria das vezes são os causadores dessa violência, em outros casos são “pessoas” desconhecidas, que molestam, estupram, e até mesmo matam.
Como os pais podem ser protetores?
Uma vez que a experiência mostra que as crianças sabem pouco sobre o sexo são especialmente vulneráveis a molestadores. Uma das principais prevenções é educar a criança, mesmo que seja bem pequena.
Converse com a criança e explique à ela de forma simples, que há adultos que fazem maldades e que a criança não precisa obedecer quando alguém sugere atos impróprios. Sempre converse com a criança, não limite a uma única vez, para a maioria das criancinhas é preciso repetir várias vezes, até que aprendam bem. Diga à criança que esse tipo de gente finge ser amigo, às vezes oferece presentes para que você deixe passar a mão no seu corpinho, no seu bumbum, comece conversar assim, com cautela, mas deixe claro pra criança, que isso é muito errado e que não pode deixar.
Ensine seu pequeno a se defender, diga à criança assim: Se alguém tentar fazer isso, fale bem alto e com firmeza: ”Pare com isso”! “Eu vou contar o que você está fazendo”! Ensine seu filho contar pra você, e diga que não tenha medo, fazendo isso, vai ficar mais difícil para alguém malvado prejudicar você.
Quando as crianças crescem, é apropriado que o pai respeite o direito da sua filha á privacidade, e a mãe a do seu filho, reforçando assim, o senso dos filhos do que é correto. Naturalmente uma das melhores defesa contra o abuso é a estreita supervisão dos pais.
Nunca devemos pensar que o abuso sexual de crianças, não passa de noticiário de tv.
Prevenir é o caminho mais certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!