segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Obesidade infantil

O sedentarismo e a obesidade infantil, tem uma relação muito próxima e contribui para graves consequências, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, etc.
Torna-se então necessário proporcianar as crianças hábitos alimentares corretos e promover as atividades físicas.
.
Antigamente as crianças brincavam nas ruas, onde queimavam as calorias que tinham acumulado durante o dia. Brincar lá fora, predispunha as crianças para jogos, ao sabor da imaginação, e dava também para horas e horas de exercícios físico.
Brincavam de esconde-esconde, de pião, pega- pega, de corda, até ficarem completamente exaustos. Hoje, as nossas crianças chegam em casa e imediatamente vão a televisão ou talvez para o computador, onde estão continuamente a mastigar, tanto antes como depois das refeições, até a hora de deitar.
Com este regime sedentário, não é de surpreender que as crianças vão engordando até a adolescência.
Um outro aspecto infeliz do tipo de vida das crianças, é que os pais já não podem dedicar um pouco mais do seu tempo para corrigir as rotinas dos seus filhos. Tanto o pai como a mãe geralmente trabalham o tempo inteiro, e já poucos têm o tradicional ‘a mamãe fica em casa’.
As crianças, deixadas com os seus aparelhos, farão o que bem entenderem, e o que elas querem é estar sentadas em frente a televisão comendo batatas fritas e doces.
No mundo em que vivemos, não é sensato permitir que as crianças brinquem lá fora sem a supervisão de um adulto. Até em ambientes seguros como parques ou pátios de recreação, a supervisão é a única solução viável para pais responsáveis, trazendo de volta o velho problema de não haver tempo para estar sentado de vigia, enquanto as crianças têm o seu tempo de exercício físico diário.
Então a única maneira é uma dieta saudável e controlada, mas mesmo uma solução simples como esta, requer uma supervisão rigorosa para que possa ser bem sucedida.
As causas da obesidade infantil são exatamente as mesmas que as causas da obesidade adulta:
· Escolhas alimentares pobres;
· Má alimentação;
· Uma vida sedentária.
A Elisa, por exemplo é magra, se alimenta o dia todo mas com pequenas porções, não adianta pedir para comer mais um pouco. Então respeito o limite dela, além disso, temos que lembrar que se o metabolismo for acelerado, a pessoa não engorda. As vezes ela fica chatiada, porque sempre tem alguém pra falar que ela é magra demais.O mesmo acontece quando dizem que a pessoa esta gordinha demais, a pessoa se sente chatiada e resolve fazer regimes.Esses tipos de comentários podem trazer consequências graves.
O próximo assunto que vou tratar é: Anorexia e Bulimia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!