segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Anorexia e Bulimia



Anorexia
Bulimia
A anorexia e a bulimia são os dois distúrbios alimentares mais comuns, cada qual com características próprias. Mas, como veremos ambos podem ser perigosos até mesmo fatais.
Os portadores de anorexia recusam-se a comer ou então comem tão pouco que ficam desnutridos. Os anoréticos têm sentimentos obsessivos com relação à comida, e vão aos extremos para não ganhar peso, em geral o único verdadeiro prazer, é subir na balança para confirmar que o peso está bem abaixo.
Como surge esse estranho distúrbio chamado de anorexia? Tipicamente, um adolescente ou jovem adulto em geral do sexo feminino — decidem perder alguns quilos. Quando atinge seu alvo, não fica satisfeito. Olhando-se no espelho, ainda se acha gordo e decide que perder mais alguns quilos seria melhor ainda. Esse ciclo continua até que seu peso cai, abaixo do normal para a sua estatura.
Nesse ponto, amigos e familiares começam a expressar preocupação com a aparência extremamente magra, até esquelética, da pessoa. Mas o anoréticos vê as coisas de maneira diferente. Com o tempo, a anorexia pode levar os graves problemas de saúde, como a osteoporose e danos aos rins.
O distúrbio alimentar conhecido como bulimia nervosa caracteriza-se pelo excesso de alimentação, ou seja, ingestão rápida de grandes quantidades de comida, seguida, muitas vezes por vômito induzido ou uso de laxantes.
Em contraste com a anorexia, a bulimia não é fácil de ser detectada. O paciente talvez não seja muito magro, e seus hábitos alimentares podem parecer um tanto normais, pelo menos para os outros. Mas para o bulímico, a vida é tudo menos normal. De fato, ele é tão obcecado por comida que nada mais importa.
O bulímico tenta desesperadamente evitar ganhar peso que normalmente resulta de comer demais. Assim, logo depois do acesso de comilança, ele induz o vômito ou toma laxantes para eliminar a comida antes que esta se transforme em gordura corporal. Seus sentimentos iniciais de repulsa, ou mesmo de medo, são logo substituídos pela compulsão de repetir esses procedimentos bulímicos.
A bulimia é extremamente perigosa. Por exemplo, repetidos vômitos, expõem a boca a corrosivos ácidos estomacais, que podem causar erosão do esmalte dentário do bulímico. Essa prática pode também prejudicar o esôfago, o fígado, os pulmões e o coração da vítima. Em casos extremos, os vômitos podem causar ruptura estomacal e até mesmo a morte. O uso excessivo de laxantes também pode ser perigoso. Pode destruir a função intestinal e também resultar em diarréia contínua e hemorragia retal. Como no caso de repetidos vômitos, o abuso de laxantes pode, em situações extremas, levar à morte.
Distúrbio alimentar é uma doença complexa, com componentes físicos e emocionais, não se resumem somente a comida. Algumas das questões mais profundas têm de ser levadas em conta quando alguém está sendo ajudado a recuperar-se da anorexia ou da bulimia.
A mídia pode distorcer o conceito de beleza de uma moça, pois, há incessante publicidade nos jornais, nas revistas e na televisão no sentido de ser magra, magra, magra, esse bombardeio constante faz com que ser magra passe a ser a coisa mais importante na vida, acima de tudo. Obviamente, recuperar-se de um distúrbio alimentar pode exigir adotar novas crenças sobre o que constitui beleza genuína.
Visto que a baixa auto-estima pode facilitar o surgimento de distúrbios alimentares, talvez você precise reavaliar seu valor como pessoa, mais do que é necessário.
E se você realmente precisa perder peso? Talvez uma dieta sadia e uns programas de exercícios ajudem. Mas jamais fique obcecado pelo seu peso. Talvez o melhor proceder, seja fazer bastante exercício e aceitar a si mesmo do jeito que você é.
Se adotar um conceito positivo sobre a vida, e suplementar isso com uma dieta sadia e um razoável programa de exercícios, é provável que você perca aqueles quilinhos a mais que precisa perder.

Espero que minha pesquisa ajude a quem precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!