terça-feira, 26 de julho de 2011

Gravidez na adolescência

A adolescência é uma fase bastante conturbada, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus.
A gravidez é o período de crescimento do embrião na mulher.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, visto que, não estão preparados emocionalmente e nem financeiramente, para assumir tamanha responsabilidade.
A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar à formação psicológica. Além disso, a falta de orientação sexual e de informações, predomina nos dias de hoje, sem contar que a adolescência é uma fase que na maioria das vezes, fazem tudo por impulso, sem pensar nas consequências.
Quando uma adolescente engravida, o apoio familiar é muito importante, pois a família é a base que poderá proporcionar diálogo, segurança, afeto e auxilio, para que o bebê e a adolescente desenvolvam saudavelmente durante a gravidez. Por mais difícil que a situação seja para os pais dos adolescentes, nessa hora, pensem que há um bebê envolvido.
Acredito que o diálogo é uma das maneiras de prevenir a gravidez na adolescência, principalmente com as meninas, desde criança, não só uma vez, mas sempre que for necessário, pra que saibam que um bebê é uma responsabilidade que terá pra sempre. Quando digo diálogo, não é só dizer: Olha cuidado! Não! É explicar realmente tudo o que está envolvido.
O diálogo e a informação faz a diferença, diminui conflitos e dor de cabeça.
Adolescentes tem que curtir essa fase brincando, dançando, dando risadas, estudando, em fim, namorando, mas com muita responsabilidade. E com a ajuda dos pais e com orientações, que cumpram com essa fase tão gostosa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!