sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?


Para que a criança desenvolva dentes resistentes, é necessário que ela tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos: bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita, combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.
Cada ataque pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as beliscadas podem criar ataques ácidos da placa. É claro que não vamos deixar de comer o que gostamos, mas, a escovacão e a higienizacão após as refeições é sempre necessária para evitar cáries e doenças bucais, principalmente quando a criança comer doces. Então é necessário escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, principalmente antes de dormir.
É muito importante observar a criança escovar os dentes, auxilia-la até que ela se habitue e consiga escovar sozinha.
O mais importante é a saúde dos nossos pequenos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!