quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ensine respeito a seus filhos



DIZ um provérbio alemão “Quem o chapéu tirar, bem recebido será em todo lugar.” Em muitas culturas, o homem tirar o chapéu ao entrar numa casa ou ao cumprimentar alguém era considerado um gesto de cortesia que lhe granjeava respeito. Assim, o significado desse provérbio é que as pessoas tendem a ser mais gentis e solícitas com aqueles que têm boas maneiras.
É muito agradável ver jovens e crianças bem educadas. Nestes tempos de crescente desrespeito, saber como tratar os outros é prático e benéfico. É vital ensinar os filhos a respeitar as outras pessoas. Como podemos ensiná-los a ser de fato respeitosos e não apenas superficialmente gentis?
As crianças aprendem por imitar os exemplos que observam. Portanto, um modo fundamental de os pais ensinarem boas maneiras aos filhos é por terem eles mesmos boas maneiras. Falar com a criança sobre ser bem educada é importante, mas só isso não basta. Junto com os lembretes, o bom exemplo é absolutamente essencial.
Alguns pais ensinam os filhos a fazer a cama todos os dias antes de ir à escola, a guardar as roupas no lugar certo e a ajudar nos afazeres da casa. Se as crianças notarem que os outros ambientes da casa são limpos e bem-arrumados, é mais provável que mantenham seu quarto e suas coisas em ordem.
Como seus filhos encaram o que aprendem na escola? Agradecem pelo que os professores fazem por eles? E você, como pai, ou mãe, agradece? Seus filhos tendem a refletir a sua atitude em relação às tarefas escolares e aos professores. Por que não os incentiva a habitualmente agradecer aos professores? Agradecer os serviços prestados é uma bela maneira de mostrar respeito por um professor, um médico, um lojista ou qualquer outra pessoa.
 Como é bom ver os jovens mostrar cortesia por dizer, ”por favor” e “muito obrigado”. Se os adultos mostrarem respeito, as crianças serão motivadas a imitá-los. As crianças podem aprender a respeitar o próximo ao observarem excelentes exemplos de boas maneiras vinda dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!