sexta-feira, 24 de agosto de 2012

É melhor prevenir do que remediar!



Os vilões domésticos
Cozinha
A cozinha é o lugar mais perigoso da casa. Os cabos das panelas não devem ficar para fora; facas, tesouras e objetos pontiagudos devem ser mantidos em locais de difícil acesso; eletrodomésticos como liquidificador, batedeiras, processador de alimentos não podem ser manuseados pelas crianças.
Produtos químicos e materiais de limpeza  
Produtos altamente tóxicos e, muitas vezes, inflamáveis devem ser mantidos trancados em armários. As crianças não devem mexer com álcool e abrasivos e as embalagens originais devem ser mantidas.
Tomadas e fios  
Utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando assim choques e outros acidentes. Fios desencapados precisam ser prontamente envoltos em fitas isolantes. Em caso de choque, a caixa geral deve ser desligada antes de se colocar a mão na criança para evitar a transmissão da corrente. A vítima deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro.
Portas, janelas e varandas 
Fixadores presos à parede ou pesos de porta evitam que estas batam e prendam a mão das crianças. As janelas e varandas devem ter grades ou redes de segurança. Os vidros devem, de preferência, ser temperados, pois estes não se transformam em cacos cortantes ao quebrar. Portas de vidro precisam ser sinalizadas para impedir que as crianças as atravessem.
Ferro de passar roupa  
O ferro não deve ficar ligado com o fio desenrolado ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso por seu peso e eletricidade.


Primeiros socorros
Cortes e Feridas  A primeira medida a ser tomada é comprimir o local com um pano limpo e colocar as mãos para cima, dificultando o bombeamento do sangue para elas. A avaliação médica é fundamental para definir o tratamento.
Amputações Em caso de amputação, deve-se fazer um curativo para parar o sangramento e manter a parte amputada dentro de um saco plástico colocado em um recipiente com gelo e água até a chegada ao pronto-socorro.
Queimaduras  
Nos casos de queimaduras é de extrema importância que as pessoas não façam uso de receitas caseiras como colocar sobre a área atingida clara de ovo, pasta de dente ou pó de café. As bolhas também não devem ser rompidas pois são um canal de contaminação. A vítima deve ser encaminhada para atendimento especializado o mais rápido possível.
Mordeduras e arranhões de animais  
A saliva de cães e gatos contém bactérias que podem causar infecções e transmitir doenças como a raiva. Por mais banais que pareçam, estes ferimentos precisam ser examinados por um médico que vai determinar a extensão dos danos e combater possíveis complicações.

Fonte: Costa Rica News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!