quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A importância de manifestar afeto pelos filhos



As crianças precisam ouvir que são amadas, mas sobretudo precisam ter certeza, com nossos abraços, beijos, caricias e aconchego, de que as palavras que falamos são verdadeiras. A necessidade de ser tocado é talvez uma das mais poderosas da vida, tão indispensável ao recém-nascido, como pra qualquer fase da vida da criança.
Nossos filhos tem direito ao conforto de nosso contato físico. Sentar-se rodeada pelos braços da mãe ou do pai pode acalmar uma criança que precisa de consolo, seja porque ralou o joelho ou porque foi magoada. Às vezes basta um abraço forte ou um carinho para tranquilizar a criança e ajudá-la a se recuperar.
As manifestações físicas de afeto são vitais para todas as crianças. Elas anseiam pela certeza física que acompanha o Amo Você. A repetição de nossos gestos de ternura e a constância de nossa atenção permitem que vivenciem plenamente nosso amor, e esses gestos e essa atenção não devem ser esquecidos.
Crianças que estão certas de que são aceitas e amadas possuem a força interior indispensável para perseguir seus objetivos e criar laços com outras pessoas. E as crianças que são cercadas de carinho e que recebem a aceitação e o amor de que tanto precisam aprendem a gostar de si mesmas. Quando crescem sabendo que merecem ser amadas e esperando ser amadas, estão preparadas para dar e receber amor, bem como para manter relacionamentos afetivos. Seja o que for que fizerem mais na vida,certamente nada se igualará a isso, pois o amor proporciona à criança um sólido alicerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!