sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Animais de estimação para as crianças

Benefícios:

Um animal de estimação ajuda no desenvolvimento emocional e social da criança. Para cada atitude da criança, o animal de estimação terá uma reação, atuando diretamente no processo de socialização da criança.
A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animalzinho, desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos, como alegria e respeito.
O convívio com o animal influencia nas relações futuras com os amiguinhos. A criança que convive com animais é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista.
Além do contato com os sentimentos que precisará para lidar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte.

Atenção dos pais:

Crianças pequenas podem machucar o animal, apertar demais, jogar para o alto ou até mesmo bater. Essa relação pode causar danos fisicos ao animal e à criança, pois, o gato pode arranhar ou o cachorro morder ao reagir a uma agressão. Nessa situação, o adulto tem que estar atento, procurando conversar com a criança sobre como lidar com o bichinho, do que ele gosta e o que pode machucá-lo.
É muito importante que os cuidados de relacionamento não se torne uma obrigação para a criança. Ela deve estar consciente de que os animais precisam de respeito e carinho, assim como qualquer relacionamento.

Crianças e alergias:

As crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais, estão menos propensas a desenvolver alergia, pois, o seu sistema imunológico já está acostumado com os agentes alergênicos encontrados nos animais. Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhecem os agentes alergênicos provocando reações.
É necessário levar o animal ao veterinário sempre, para que receba os cuidados e evite doenças. Banho e tosa também é muito importante.

Benefícios para a saúde:

O bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para acariciar seu animal. Treina ao engatinhar ou tentar andar atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.
Os benefícios dos animais nos hospitais, são excelentes. Uma simples caricia pode ajudar pacientes internados na recuperação.
O contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem- estar físico e mental, que terapeutas usam animais nas terapias para tratar crianças hospitalizadas, com deficiências mentais e autistas.
Realmente os animais alegram, ensinam e até ajuda a curar. Com cuidados e atenção, crianças e animais podem ser uma dupla de sucesso.

Universo dos pequenos:

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, ursos e até ratos, são figuras constantes no universo infantil. Estão no abajur do quarto, no papel de parede, são heróis em filmes e em livro infantil, sem contar os desenhos animados que as crianças amam. Essa relação é fomentada, criada, incentivada, porque acima de tudo, traz bem-estar.
Animais de verdade também traz alegria e bem-estar aos pequenos, além de divertir e ser uma boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!