quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dislexia. O que é?

Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade das habilidades de leitura, escrita, fala entre outros.
Muitas vezes confundida com falta de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em ler, escrever, soletrar, compreender textos, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora, e pelo habito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras, palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas e esportes. A dislexia não está relacionada a inteligência baixa. As vezes essas crianças podem apresentar inteligência acima da média.
Geralmente a dislexia é perceptivel no inicio da alfabetização e pode ser confundida com desmotivação da criança. Por isso é importante que a dislexia seja observada o quanto antes, a fim de que não provoque desinteresse da criança pelos estudos.
Como se trata de uma dificuldade de aprendizado, a criança pode apresentar um mau comportamento dentro ou fora da escola, visto que geralmente se sente inferior às outras crianças, se sente deprimida, por não conseguir acompanhar o ritmo das outras crianças da mesma idade na sala de aula.
A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial.
Para detectar a dislexia é necessário observar esses sintomas: dificuldade em escrever, dificuldade com a ortografia, dificuldade com a linguagem e lentidão com a aprendizagem da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!